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Ferramentas de comunicação interna para pequenas empresas

O gestor que deseja ter sua equipe falando a mesma língua, com funcionários alinhados, tem nas ferramentas de comunicação interna uma oportunidade de qualificar processos. Mesmo em pequenas empresas, é possível ser bem-sucedido nessa estratégia sem gastar tempo e dinheiro.

Razões para melhorar a comunicação interna

Ao conhecer o que a comunicação interna pode fazer pela sua empresa, fica mais fácil perceber que não se trata de um luxo, mas de uma necessidade. Aprenda com as grandes organizações e veja algumas razões para apostar nessa ideia.

Redução de ruídos

Quando a comunicação interna é negligenciada, ruídos acabam integrados à rotina, gerando conflitos e impactando no resultados.

De um lado, rumores e conversas paralelas tomam tempo e semeiam a discórdia, afastando os colaboradores do seu objetivo e acarretando insatisfação geral com o trabalho. De outro, a falta de entendimento entre as diferentes áreas da empresa contamina processos e chega ao final da cadeia, prejudicando o atendimento ao cliente e as vendas.

Construção de imagem positiva

O seu investimento em marketing e publicidade pode ir por água abaixo se a imagem que os colaboradores passam da empresa destoa daquela que você anuncia. Definitivamente, é preciso que todos falem a mesma língua.

A comunicação é peça-chave para que uma visão positiva seja construída interna e externamente. Se bem trabalhada, com as ferramentas adequadas, ela reverte um processo de descontentamento que chegaria ao cliente, seja no contato direto com ele ou através de comentários postados e compartilhados na internet.

Aumento da produtividade

Uma estratégia de comunicação interna é capaz de despertar no colaborador a real noção sobre a sua importância para a empresa. Lembre-se daquela figura de linguagem, que indica que cada funcionário é uma peça fundamental para o funcionamento da engrenagem. É sobre isso que estamos falando aqui.

Quando ele entende o seu valor, sabe qual é o seu papel e percebe de que forma isso é relevante para que a empresa alcance seus objetivos, ele tende a se sentir parte do processo e, motivado, torna-se mais produtivo. Há ferramentas de comunicação capazes de estimular tal comportamento.

Incentivo à inovação

Não há dúvidas que a inovação pode ser um diferencial competitivo para que uma empresa se destaque do mercado. Mas por vezes fica difícil dedicar tempo para pensar em soluções criativas, não é mesmo?

A saída pode estar no envolvimento de todos, com ações de comunicação interna que favoreçam a troca de ideias e experiências, propondo novas formas de enfrentar velhos problemas. Acredite: seu colaborador tem muito a ajudá-lo nesse desafio e sairá bastante motivado se puder participar.

Fonte: Conta Azul

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